Alunos de escolas municipais em Itabela estão sendo liberados mais cedo devido à falta de merenda escolar. Na Escola Municipal Luiz Eduardo Magalhaes, localizada no bairro Ouro Verde, a ausência da merenda resultou em aulas mais curtas, com apenas duas horas de duração. Essa situação também foi observada em outras escolas locais.
A diretora da instituição, Vanessa Behy Caribé, explicou que a decisão de liberar os alunos antes do horário regular foi uma medida para tentar minimizar os impactos causados pela falta de alimentos para os estudantes. Ela ressaltou ainda, que os alunos levam as atividades para suas casas para complementação das aulas, com o intuito de não prejudicar o aprendizado dos alunos.
Ainda de acordo com a diretora, devido ao período do carnaval as aulas serão .suspensas na sexta-feira, 28/02, voltando no dia 10 de março.
Foi observado que últimos dias do governo anterior foram prorrogados os contratos de 12 empresas, como ônibus, terra plangem, limpeza, Supermercado, materiais hospitalar, mas não prorrogaram o contrato da empresa prestadora da merenda escolar.
Uma professora, que preferiu não se identificar, relatou que trabalha em duas escolas municipais enfrentando o mesmo problema. Ela destacou que muitos alunos vem da zona rural, sai muito cedo de casa, mesmo as aulas sendo liberadas as 9h30m, “estes alunos só vão chegar em suas casas depois das as 11h, ou mais tarde, sem se alimentar”
A reportagem deixa aqui o espaço aberto para que o secretário de educação possa esclarece os motivos da falta da merenda e quando vai chegar os alimentos nas escolas.