A aposentada, Helena de Souza Santos, 77 anos, moradora da rua Rui Barbosa, em Itabela, diagnosticada com fibrose pulmonar grave, que deu entrada no Hospital Frei Ricardo de Itabela, na manhã de quinta-feira,16/01 /2025, necessitando de uma transferência com urgência para hospital especializado em Salvador, morreu na manhã desta terça-feira,21/01, sem ser transferida por falta de vaga.
Segundo a família, a idosa chegou ao hospital Frei Ricardo em estado grave de saúde e com a necessidade de ser transferida de imediato. Ela só foi inserida no Sistema de Regulação do Estado, SUREM, as 15h57m, do sábado,18/01/2025, como consta no relatório de pedido de transferência.
Segundo Shirlei, uma das neta da idosa, o caso de saúde da paciente que já era bastante grave foi piorando a cada dia, segundo ela, no hospital de Itabela não tinha as condições necessárias para mantê-la interna 6 dias como ela ficou.
Os familiares da senhora Helena de Souza Santos, um dia antes dela falecer, chegaram a recorrer ao Ministério Público pedindo urgência na transferência da idosa. Helena de Souza Santos, veio a óbito por volta das 2h da manhã desta terça feira.
Outro paciente, José Etevaldo Miranda Oliveira, de 64 anos, também está na fila de espera há 8 dias. Este também em estado grave e necessitando de ser transferido, continua no hospital de Itabela por falta de vaga.