Uma idosa de 77 anos, Maria de Lurdes, com quadro com problemas de hipertensão arterial descontrolada, diabetes tipo,2 descompensada e outros problemas de infecção e, que segundo um relatório de uma medica ela sofreu um derrame pleural. Ela está a 11 dias inserida no Sistema de Regulação do Estado, Surem, sob o número 4337035, esperando uma transferência para um hospital de referência, mas não tem encontrado vaga para leva-la.
A paciente de acordo com um resumo feito pela Medica Drª Thaise Covre Sossai, a paciente está recebendo o tratamento para suas condições e aguardando uma vaga sob os cuidados da equipe do hospital Freei Ricardo. Ela precisa ser transferida para um hospital de referência com urgência.
A paciente foi internada no hospital Frei Ricardo, em Itabela, no dia 01/02/2025, e logo foi inserida no Sistema de Transferência, mas enquanto não centra vaga ela segue aguardando pela transferência no hospital público do município que não tem as devidas condições de atender a necessidade de saúde da paciente.
A família entrou em contato com a redação do Giro de Notícias com o intuito de divulgar situação de espera e assim chamar a atenção das autoridades para tentar a transferência da idosa com urgência, mas até 12h desta terça-feira (11/02), não havia saído nenhuma decisão favorável.
A família contou que Maria de Lurdes de 77 anos, chegou à unidade com muita falta de ar e bem debilitada e que os médicos recomendaram a transferência com urgência para uma UTI. Segundo o laudo, Maria tem um quadro grave. A família entrou com uma ação no Ministério Público Estadual e aguarda a decisão da justiça.
Ministério Público Estadual
O promotor de Justiça substituição em Itabela, IGOR SAULO FERREIRA ROCHA DE ASSUNÇÃO, deu um prazo de 24 horas a respeitadas as questões de ordem técnica para que se manifeste sobre as providências para o devido atendimento da demanda, no âmbito de suas atribuições. Para a disponibilidade de vaga em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) ou Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) para a paciente MARIA LOURDES DE MATOS.