Na tarde de segunda-feira (10/02), um acidente aéreo envolvendo uma aeronave de pequeno porte ocorreu na zona rural de Prado, localizada no extremo sul da Bahia. Durante o incidente, o piloto Mário Gontijo sofreu ferimentos, enquanto o passageiro, um empresário Fredy Tano Lopes, infelizmente perdeu a vida.
O avião de pequeno porte caiu na tarde desta segunda-feira em uma área de difícil acesso na zona rural de Prado, dentro de uma aldeia indígena, entre a Praia do Cahy e o distrito de Cumuruxatiba.
A aeronave era pilotada pelo empresário Mário Gontijo, de Anápolis, proprietário do monomotor. Ele sobreviveu e foi socorrido de helicóptero para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde.
Detalhes do Acidente
Mário Gontijo, foi rapidamente resgatado e levado por helicóptero ao Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, onde recebeu atendimento médico.
Já o corpo do passageiro que ficou preso às ferragens e carbonizado, foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da região, onde passará por exames de necropsia para determinar as circunstâncias do falecimento.
QUEDA DE AVIÕES ASSUSTA POPULAÇÃO
Segundo dados apurados pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), ligado à Força Aérea Brasileira (FAB), houveram 175 acidentes aéreos e 153 vítimas fatais apenas no ano de 2024 no Brasil. Esse é o maior número já registrado pela organização na última década. Em 2025, já foram registrados 22 acidentes de avião e 10 vítimas fatais em apenas dois meses.
O Sipaer identificou três momentos principais como causas dessas fatalidades. 44 dos acidentes de 2024 aconteceram no momento de cruzeiro, 39 ocorrências na fase do pouso e 32 na decolagem. O principal motivo por trás de 46 acidentes foi "falha ou mau funcionamento do motor". e leia a matéria completa!
Um morador relatou que viu o momento em que o avião voava em baixa altitude próximo à Barra do Cahy, quando caiu e pegou fogo. As causas do acidente serão apuradas.
Mário Gontijo, além de piloto (prefixo PU-DLG), é bioquímico e proprietário de um laboratório de análises clínicas. Ele também já atuou como secretário de Saúde de Eunápolis por duas vezes.
Há menos de um mês, no dia 19 de janeiro, uma queda de um avião de pequeno porte aconteceu na mesma cidade. O piloto Rogério Amaral Nascimento e o tripulante Jonathan Ramalho de Oliveira ficaram feridos.