
Uma ação conjunta das guarnições da RONDESP Extremo Sul e da CIPE-MA resultou na apreensão de um grande arsenal de armas, munições e entorpecentes na madrugada desta segunda-feira (16), na localidade de Pindorama, em Porto Seguro.
Segundo informações policiais, as equipes receberam denúncia anônima sobre a presença de um grupo fortemente armado que estaria envolvido em ataques e homicídios na região. Diante do alerta, os agentes se deslocaram até uma área de mata na zona rural, onde localizaram um imóvel suspeito.
Ao se aproximarem, os policiais teriam sido recebidos a tiros pelos suspeitos, dando início a um intenso confronto. Após o cessar dos disparos, foi realizada uma varredura no local. Quatro homens foram encontrados feridos ao solo, com armas próximas. Parte do efetivo prestou socorro imediato, enquanto o restante continuou as buscas.
Durante a ação, os policiais identificaram um dos envolvidos, Everson Souza Mendes, 28 anos, conhecido como “Cigano”, apontado como braço direito de William Gordura na região e que possuía mandado de prisão em aberto.
Todo o material apreendido e os envolvidos foram encaminhados ao DISEP de Porto Seguro, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Material apreendido
1.159 invólucros com substância análoga à cocaína
5,829 kg de substância análoga à cocaína
01 fuzil calibre 5.56
01 pistola 9mm
01 revólver calibre .38
01 submetralhadora artesanal calibre .380
Munições de diversos calibres
03 motos com restrição de furto/roubo
05 celulares, balança de precisão, rádio comunicador e equipamentos táticos
A operação reforça a atuação ostensiva da Polícia Militar da Bahia no combate ao crime organizado no Extremo Sul do estado.
A ocorrência foi divulgada pela ASCOM/CIPT-Extremo Sul. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 181.
“Cigano” tem várias passagens pela polícia e possuía mandado de prisão em aberto. Uma das prisões dele ocorreu em março de 2023, quando foi detido na companhia de outras cinco pessoas na cidade de Almenara, em Minas Gerais.
As informações davam conta de que o acusado estaria praticando tráfico de drogas, além de crimes violentos, com o objetivo de dominar o comércio ilegal de entorpecentes em Almenara e região.
Segundo as informações, Cigano também era suspeito de estar comandando os ataques ao bairro Ouro Verde. Na data em que atingiram dois carros e balearam duas pessoas, a polícia apreendeu uma arma e um carro próximo ao bairro Francisqueto, que estavam em poder de Cigano e de seu grupo.