Um idoso de 90 anos, José da Rocha Viana, mais conhecido por “Zé boquinha”, morador do bairro da Jaqueira em Itabela, ficou 17 dias internado no hospital de Itabela, esperando por uma transferência para realizar uma cirurgia no fêmur. Ele chegou ao hospital, no dia 3 de Abril de 2025, após sofrer um acidente em casa e que causou uma fratura no fêmur.
O idoso foi inserido no Sistema de Regulação do Estado, Surem, sob o número 69350 da Central Regulação, logo que chegou naquela unidade de saúde, mas não conseguiu ser transferido por falta de vaga.
Na quinta-feira,17/04, foi anunciado que ele seria levado para o Hospital Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, mas o senhor José da Rocha Viana, não aguentou a espera e veio a óbito no sábado, 19/04. A demora na transferência causou angustia e revolta aos familiares e amigos.
A reportagem havia falado com os filhos do senhor José, Jarbas, Adriana e Gabriela, que chegaram a informar que estavam acionando o MP (Ministério Público), para solicitar a transferência do idoso para realização de cirurgia. Mas na sexta-feira, saiu a notícia, que ele seria transferido na segunda, mas ele morreu antes de ser levado.
Este só é mais uma vítima do descaso da saúde pública que vem sendo mostrado pelo Giro de Notícias. O drama dos pacientes nos hospitais à espera da liberação de leitos tem sempre os mesmos motivos, falta de vaga, ou falta de médico.
José da Rocha Viana, morreu por volta das 16h,40m, de sábado, 19/04. O velório aconteceu na Igreja Assembleia de Deus, no bairro da jaqueira e o sepultamento ocorreu na tarde deste domingo,20/04.
A família ilutada agradeceu a todos que se fizeram presentes neste ato de fé e solidariedade cristã.