A Secretária de Saúde de Santa Cruz Cabrália, senhora Luzia Pataxó, foi exonerada do cargo e logo após fez graves acusações contra o atual prefeito Girlei Lage e sua esposa.
A ex-secretária chegou a dizer que quem mandava na secretaria eram outras pessoas com total apoio da esposa do prefeito. Ela mostra em vídeo remédios mal armazenados, sem nota de identificação, caixas abertas sem sua autorização, fala de propostas indecentes, nomeação de pessoas incompetentes, compra de remédios sem licitação, sem nota fiscal e sem nenhuma consulta, além da falta de diálogo.
As denúncias feitas em três vídeos gravados pela ex-secretária, segundo ela, será elementos de uma ação para investigar os recursos públicos do Sistema Único de Saúde (SUS).
As denúncias são muito graves e pode ser denunciadas no Ministério Público Estadual e na Polícia Federal para apurar possíveis crimes como apropriação indevida de dinheiro público, fraudes em licitações e irregularidades em contratos administrativos, se tratando que trata de recursos municipal, estadual e federal.
As denúncias feitas pela ex-secretária divulgou um videio em 7 de março de 2025, aonde ela mostra que medicamentos além de mal armazenados, ele diz que não encontrou nota e que tinha remédios com caixas abertas e próximos a vencer.
As denúncias apontam indícios de contratos não executados, falta de transparência e um verdadeiro descaso com os medicamentos que segundo ela, foram solicitados em janeiro de 2025 e até março estavam trancados dentro de uma sala sem as devidas condições de conservação.
A demissão foi publicada no Diário Oficial do Município de Santa Cruz Cabrália. A reportagem do Giro de Notícias deixa o espaço aberto para que a prefeitura possa esclarecer sobre as denúncias feitas pela ex-Secretária de Saúde.